,

,

.

.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

POR FALTA DE DOCUMENTO, IDOSA VIRA HÓSPEDE DE HOSPITAL NO DF APÓS ALTA - FILHOS MORAM EM SANTA MARIA DA VITÓRIA

Etelvina de Jesus, de 76 anos, está há 5 meses em hospital de Sobradinho.
Idosa diz que deseja reencontrar os filhos, em Santa Maria da Vitória (BA).

 
Dona Etelvina tem filhos residindo em Santa Maria da Vitória

Em Brasília, uma paciente teve alta – mas não conseguiu deixar o hospital por falta de documento. A paciente virou hóspede e já está morando há cinco meses no hospital de Sobradinho.

Hospital não é hotel. E o problema nem é a falta de conforto. Médicos estão preocupados: quanto mais tempo a paciente fica ali – sem necessidade – mais fica exposta a vírus, bactérias. A paciente é idosa.

Etelvina Rosa de Jesus é o nome de uma senhorinha de 76 anos. Ela foi socorrida na rua e levada para o hospital, por bombeiros, depois de levar uma queda. “Eu caí e gritei mesmo”, diz Dona Etelvina.

Ela conta que veio para Brasília ainda na construção, para trabalhar nas cantinas dos canteiros de obras. E que a casa onde morava foi roubada, que perdeu contato com a família e que agora sonha com novos documentos.
“É, com, documento da gente, a gente vai a tudo que é canto, né? Porque a gente é direito, né, mas roubaram meus documentos”, lamenta a idosa.
E sem os documentos, o hospital não pode liberá-la. E ela já está de alta há 5 meses. Já se recuperou de uma cirurgia na bacia, mas continua dormindo em um leito do centro cirúrgico.
“Toda pessoa que permanece num ambiente insalubre tem os riscos aumentados. Ela é uma paciente idosa então isso tem um risco maior ainda”, avalia o diretor do hospital Edval Job.

De paciente, Dona Etelvina acabou virando hóspede do hospital, que já tentou encontrar parentes, documentos e até pediu ajuda à Polícia Civil do Distrito Federal, que veio colher as digitais dela para ver se encontrava algum registro nacional. Mas, nada. Agora o serviço social do hospital está tentando providenciar um registro para ela. Ainda falta autorização da Justiça. Depois de identificada, Dona Etelvina deve ser encaminhada para um lar de idosos.

“A atenção num lar, que ela vai ter contato com outros idosos, ela pode até ter uma qualidade de vida melhor”, acredita a assistente social Valéria Pinto.

Mas esse não é o destino que ela quer. Etelvina deseja mesmo é reencontrar os filhos, em Santa Maria da Vitória. “Ah, quem dera... Eu queria. não é uma bênção?”, diz a idosa.
E ela jura que sabe o caminho de volta para casa. “Na Bahia? Sei é só pegar o carro e ó... Ave Maria”, diz Dona Etelvina.

Se alguém tiver reconhecido a Dona Etelvina, deve entrar em contato com a polícia.

VEJA O VÍDEO DA MATÉRIA: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/11/por-falta-de-documento-idosa-vira-hospede-de-hospital-no-df-apos-alta.html

MATÉRIA SUGERIDA PELA LEITORA DO BLOG KATIUSCIA LEAL

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

6 comentários:

  1. seria posivel colocar os nomes dos filhos dela,ficaria mais facil a localizacao dos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não temos os nomes, a matéria foi reproduzida do site do G1. Mas o sobrenome dela é Rosa de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi a reportagem no Bom Dia Brasil hoje bem cedinho,devemos fazer uma mobilização e divulgar nas Radios e Carro Volante para descobrimos quem são os parentes dela.se precisarem de meu apoio e so deixar fone que eu entro em contato.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser a mãe do Homem que mais ganha dinheiro na prefeitura Marcos de Etel, já que ele apareceu em Santa Maria do nada quem sabe a mãe dele seja ela se bem que parece com ele. há sim deveria ter uma ivestigação em Santa Maria pra ver onde esse povo arruma tanto dinheiro com esses Prédios postos de gasolina e outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  5. o que tem a ver essa matéria com política?? se não quer ajudar, não atrapalhe!!

    ResponderExcluir
  6. pra voce que esta falando de politico,tenha mais respeito pelo o prossimo,estamos tentando ajudar uma pessoa idosa e nao criticar assesor de politico corupto.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Cotidiano Policial. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.