,

,

.

.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

INFORMATIVO DA SEMANA: COMO PROCEDER EM CASO DE ABORDAGEM POLICIAL




Uma dúvida que algumas pessoas ainda tem.... Como reagir ao ser abordado pela polícia? Aqui vão algumas dicas:  

1– Agir com calma: ao ser abordado, mantenha a calma. A autoridade policial está fazendo seu serviço e você está cumprindo seu dever como cidadão; 

2 – Ser educado: colaborar com os policiais, ser educado e cortês é fundamental. Além de ser muito mais rápido, evita diversas autuações e minimiza as que podem ser conferidas; Evite o linguajar "Eu sou um cidadão de bem/trabalhador. Ninguém tem placa dizendo que é bandido, e uma abordagem já é por si só uma situação tensa. 

 3 – Não interferir no trabalho do policial: se não foi perguntado, não responda. Não informa nada antes que seja questionado. Não dê sua opinião. Caso tenha divergência em alguma autuação, espere. Todas autuações são passiveis de questionamentos e apelações, mais tudo no devido momento; 

4 – Fale a verdade. 

5- Não faça movimentos bruscos, e evite tocar o policial. Em uma situação de abordagem, um movimento inadequado pode acarretar uma reação. 

6 – Não ofereça propina/suborno. É uma prática ilegal, pode gerar prisão em flagrante. Caso a autoridade policial “sugira uma caixinha”, negue e se dirija a uma Delegacia de Polícia, lavrando Boletim de Ocorrência sobre o fato.


Retirado da página no Facebook Tudo sobre Polícia
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

6 comentários:

  1. concordo,ja fui abordado pela pm do df e isso não min fez menos homen,aqui em santamaria da vitoria ja fui abordado,tambem gostei da educação e esclarecimento dos policiais ainda min recordo de um policial que tem uma biz vermelha parabéns a todos...
    quem não gosta de policia é bandido

    ResponderExcluir
  2. no item 2 – Ser educado:ta bom,o cidadao tem que ser educado,mas a policia nao é...assim fica dificil né...esculacha branco,preto,pobre,(rico nao)..ah!!!!sem falar nos coleguinhas e amiguinhos que passam batido..DESPREPARO é a palavra certa para toda a PM do Brasil exceto PM-DF.que realmente são um pouco mas evoluidos(preparados)..

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o segundo comentário, Como já disse em um outro comentário em outra matéria deste mesmo site, alguns (muitos) policiais devem URGENTEMENTE passar por uma reciclagem de formação de Soldados, pois ao sermos abordados por uma autoridade policial devemos sim ser educado, mas em algumas vezes que fui averiguado, não foram em nenhum momento educados, sempre na maior ignorância, praticando ABUSO DE AUTORIDADE.
    Sem mais, apenas que esta matéria sirva para muitos Policiais, ainda mais os recém formados.

    ResponderExcluir
  4. A autoridade policial como é chamada a PM deveria ser educada também. Precisa-se urgentemente fazer uma reciclagem nesses profissionais, pagos por nós para nos protejer, a fim de prestar um serviço mais humano e mais respeitoso. E que saiam do quadro da policia, os bandidos de farda. E não são poucos.

    ResponderExcluir
  5. já fui abordado várias vezes por morar em um bairro perigoso..no inicio os policiais chegaram com rispidez mas logo depois foram estremamente educados!! verificaram q se tratava de gente descente e explicaram até o motivo da abordagem..fiquei surpreso com a explicação e até empurraram minha moto q apagou e só pegava no tombo.

    ResponderExcluir
  6. A policia da Bahia está de parabéns,ja fui abordado varias vezes,sempre extremamente educados,lógico que não dá pra policia chegar dizendo "por favor cidadão coloque as mãos na cabeça e abra as pernas",no momento da abordagem tem que ter ação vigorosa,mas cessada a busca pessoal ele sempre informaram o motivo da abordagem,discordo do comentário acima que disse que a PMDF e preparada,fui abordado uma vez no DF e os caras agiram com muita grosseria,brutos e violentos!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Cotidiano Policial. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.